Desde que sua casa foi destruída pelo fogo, e com ela grande parte de suas obras, Hélio Oiticica voltou a marcar presença nos jornais. Autor da imagem que inspirou este blog (acima), o artista carioca ganhou um pavilhão em Inhotim dedicado as cinco Cosmococas, instalações que mesclam música e imagem e que podem ser entendidas a partir do contato lúdico entre espectador e obra. O conceito de instalação, como explica o estudante de artes visuais Felipe Saldanha é o de um espaço em que o público pode interagir com as obras de arte como se estivesse dentro delas. Saldanha trabalha em Inhotim e explica que dentro do pavilhão de Oiticica “é possível deitar, interagir, observar e até lixar as unhas”, brinca. Ou seja, interagir é a palavra de (des)ordem.
Apaixonado por Hélio Oiticica, Marina Castro aguarda ansiosa para ir ao museu. “Cosmococas para mim é uma liga entre o inconsciente do espectador e o lidar do artista com obra, uma das características de Oiticica que tem obras bastante interativas”, explica. Cosmococas é um trabalho concebido nos Estados Unidos em parceria com o cineasta brasileiro Neville D’Almeida e conta com uma imagem de Jimi Hendrix retocada por linhas de cocaína.
Um dos mais importantes artistas da década de 50, Oiticica participou do movimento neoconcretista junto com Amílcar de Castro, Ferreira Gullar e Lygia Clark. Seus trabalhos foram expostos em museus famosos e dentre todo o seu acervo, suas criações mais conhecidas -e divertidas- são os parangolés, que parecem capas e devem ser vestidas.
Oiticica, conhecido também por inspirar o movimento Tropicália, já é visto como motivo para muitos artistas e estudantes darem um rolê por Inhotim. Arnaldo Antunes, cantor e poeta que se serve de elementos da Tropicália e do neoconcretismo foi visto circulando na vernissage de Oiticica em Inhotim.
Para conhecer mais sobre H.O., clique aqui ou assista:
Para conhecer mais sobre H.O., clique aqui ou assista:
Oi,
ResponderExcluirgostei do post...um pouco curto demais para falar de um artista tão complexo. Um especialista como fonte ajudaria. Quem é Marina Castro? Ela é estudante? Por que é fonte da matéria?
E afinal, você foi ao Inhotim? A turma só vai neste sábado :)
abs,